terça-feira, abril 03, 2007

Trocando de mundos

Atom Feed

Pegando no rabo (opa) da simulação de mundos e conexão entre realidade e realidade simulada gostaria de apresentar uma idéia um pouco fora do tradicional.

Gosto muito da idéia de que os jogos e o mundo real possam se alterar de alguma forma. Não é de hoje que pessoas acham que a simulação chegou em tal nível que a realidade possa ser influenciada por ela. Posso usar como exemplo extremo o tal do Jack Tompsom.

Para quem não se lembra o Jack é um advogado americano que gostaria de acabar com os jogos por achar que os jogos são responsáveis pela marginalização e aumento da violência. No momento o cara esta preparando um documentário sobre como a violência digital é maléfica. Eu acho o cara muito extremista, não que a possibilidade não exista, mas neste nível e da forma que ele prega é um exagero. Depois falo mais sobre isso.

Continuando: vejo possibilidades interessantes para aproveitar a portabilidade e interatividade.

Imagine que loucura que seria a influencia do seu peso, força e outras características suas e unicamente suas no desenvolvimento do seu jogo. Já pensou que a quantidade de passos que você deu em um dia poderia aumentar os atributos como força de um personagem em um RPG.

Usando modelos mais práticos e atuais poderíamos, por exemplo criar um contador de calorias no controle do Wii. Teve gente que já mediu o gasto calórico em uma partida de Wii-Boxe e realmente é algo que deve ser considerado. Agora imagine que a cada hora deste jogo seja o equivalente a um exercício como uma caminhada de 5 km, não é exagero está bem próximo disso. Acho que o jogador deveria ser remunerado por isso. Como assim? Que tal um item especial em outro jogo ou a capacidade de golpes mais fortes, afinal o jogador ficou mais forte. Sendo mais extremo o uso da medição da força e quem sabe peso através de balanças e acessórios extras poderia medir a melhoria, ou não, do desempenho e de características pra influenciar diretamente no status do seu jogo e personagem.

Uma coisa muito legal que foi usado na época do Tamagochi pela Nintendo foi uma espécie de medidor de passos. O Tamagochi com tema pokemon media os passos dado pelo usuário e alimentava o tal bichinho. Se o dono fosse meio preguiçoso e se movia pouco é provável que o bicho ficasse fraco ou morresse, nem sei se isso acontecia.

Interessante não é? Minha idéia pra aproveitar a idéia é um pouco mais extrema. Com a popularidade do MMOG (jogos on-line que possibilitam milhares de pessoas jogares ao mesmo tempo) um sistema que transferisse o que você é para dentro do jogo poderia gerar um comoção extrema, onde muita gente se esforçaria mais para andar, quem sabe emagrecer, ficar mais forte e até mesmo ficar mais inteligentes pois a nota em alguns questionários em determinadas situações influenciariam diretamente no comportamento do seu personagem dentro do jogo.





Adicionar esta notícia no Linkk

3 comentários:

Filipe Gouvêa Reis disse...

Bacana demais a idéia Paulo. O Wii parece q está trazendo um esboço disso, e pra quem já entrou no Second Life, sabe que as duas coisas poderiam muito bem evoluir daqui uns anos.

Anônimo disse...

Meu bem o que você está esperando pra comprar o Wii e me dar de presente? Quem sabe assim eu não consiga emagrecer mais rápido pq eu iria jogar todos os dias. Hahahahah...To zuando viu....
Mas acho a idéia interessante d++++.
Enquanto esse tal Jack Tompsom que gostaria de acabar com os jogos da violência é um bobão, pois do mesmo jeito que os jogos "influenciam", os filmes, as novelas, tudo nesse meio influenciaria também.

Big disse...

Cara, bem legais essas suas idéias! A forma de jogar do Wii vai fazer um bando de gordinhos se mecherem. Somando com as suas idéias ficaria bem próximo da realidade mesmo...