quarta-feira, dezembro 06, 2006

Uma tentativa de explicar o preço do 360.

Atom Feed


Aproveito o começo das minhas férias pra voltar a me dedicar ao meu blog. Infelizmente andei meio relapso, não por falta de tempo mas por falta de ânimo de escrever, a quem gostava de ler as besteiras me desculpem.

Acho que o momento é bem oportuno para voltar a falar sobre mercado, afinal os grandes concorrentes estão a venda em diversos cantos do mundo e até tive a oportunidade de ter contato com algum deles.

Até o momento o único da nova geração que eu joguei foi o PS3 e até gostei do que vi, mas ainda acho que não sei o que é nextgen, fiquei pouco impressionado com tudo aquilo que me foi mostrado, mentira o tamanho do console me impressionou muito. Não culpo o console pela ligeira decepção, ale’m de esperar muito dos gráficos joguei apenas dois título medianos, Resistance fall of man e Genji (em japonês, ninguém merece), e olha que nem foi numa TV comum, mas sim numa HDTV em 720p. Fiquei mais convencido nesta hora que a parte artística influência muito mais minha visão do que os gráficos, imagino que esteja acontecendo desde o DS.

Mas vamos ao que interessa. Primeiro acho importante falar sobre o 360, afinal o trabalho já ta no mercado a muito tempo e já é comercializado oficialmente até em terras verde e amarelas. O 360 foi uma adição muito bem vinda, muito interessante e possivelmente benéfica ao mercado. Além do suporte técnico oficial, vamos ver jogos mais baratos até mesmo que os das importadoras, o que levou o pessoal que vende jogos originais a abaixarem os preços para se equipararem aos praticados pela representante oficial que os comercializam nos preços de 99 e 150 reais.

Muito foi discutido a respeito do preço do console, R$2999, um tanto elevado em minha opinião. Numa discussão entre amigos disseram que o preço refletia os custos como transporte, encargos relativos a impostos, licenciamento, conversão para real, instalações de escritórios, treinamentos para assistência técnica. Eu tenho uma opinião diferente, acho que tudo isso não justifica o alto preço, afinal o mercado é um tanto diferente, o poder de compra no país é menor e para que seja possível vender aqui tem que ter uma base instalada grande pra compensar com venda de jogos, isso se não for acometido por piratas. Mas ai bateu um insigth daqueles de ficar admirado. Minha sugestão é a seguinte:

O Xbox360 é comercializado neste preço devido a.... falta de certeza em relação a sua vendagem. Mas como assim? Deixe me explicar, o pessoal que trouxe o sistema pra cá foi muito inteligente, o preço não é nada absurdo se pensarmos que ele cobre todos os custos e não é subsidiado aqui. A Microsoft e sua representante não cobrem parte do valor do produto como acontece no restante do mundo, deixam tudo para o bolso do comprador. A grande vantagem disso é que a empresa não perde dinheiro comercializando um produto em mercado incerto, já que todos os custos já foram pagos e os jogos oferecem lucro limpo sem precisar que o usuário compre vários deles para que a transação fiquei no azul, até mesmo com pirataria ou usuário não comprando nenhum dos títulos acredito que o console daria certo lucro a esse preço.

Sobre o Wii e PS3 tudo que tenho a dizer é que lamento o lucro que as empresas que os vendem querem, lucro não, ágio absurdo, quero dizer.

Obrigado aos pacientes que leram até aqui.

3 comentários:

Filipe Gouvêa Reis disse...

Que isso Paulão! Lucro absurdo? Ágio?! Imagina!! O submarino já está vendendo PS3 a mil reais mais barato que a Americanas desde ontem! Só R$6999,00, uma bagatela...

PS: Será q vai demorar muito até mero mortais como eu poderem comprar um por R$800,00 dividido de 12x?

Anônimo disse...

Realmente é caro, mas a Microsoft não vai tomar prejuízo pra satisfazer a alegria do brasileiros. O mercado no Brasil é pequeno, quem compra tem poder aquisitivo. Não adianta culpar a MS se o Brasil cobra impostos absurdos. Pena que não dá pra "importar" por um bom preço.

Bem só pra constar... o Wii está sendo vendido no Paraguai por U$500. O fornecedor das lojas brasileiras não legalizadas vai no Paraguai compra ganha o dinheiro(Cobram 15%, 20%) dele vendendo para as lojinhas daqui. Obviamente o preço vai aumentar de novo pra quem quer um Nintendo Wii porque a loja também tem que ganhar seu dinheiro. O jeito é esperar o videogame deixar de ser novidade pra comprar mais tarde.

Paulo Henrique Lafetá disse...

Pois é Henrique foi o que disse, a microsft não arriscou muito dinheiro nesta impreitada.

Concordo que o paraguai é uma opção, mas não é única mas vc há de concordar comigo que o preço não deixa de estar caro e por motivos que não consigo imaginar, estão com uma margem de lucro muito mais alta que 20%.