sexta-feira, outubro 13, 2006

Pequena parte de um futuro de games (online1)

Atom Feed

Há algum tempo tenho tido contato com alguns games on-line. No geral são aqueles gratuitos ou apenas gratuitos em partes, o ponto é que eles soam incrivelmente promissores, são baratos e ainda assim mantém a qualidade sem perder a diversão.

O grande ponto desta conversa não é diversão ou preço, mas a forma de comercialização destes jogos. Esse misto entre gratuidade e material pago é muito interessante para o mercado, pois não impede que os jogadores de conheçam, experimentem, ou criem expectativas sem mesmo ter se familiarizado com a mecânica do game.

São velhos modos de comercialização, mas que vai ser cada dia mais comum para nós brasileiros. A enxurrada de títulos a disposição mais uma grande leva de novos produtos vão estar em breve no mercado. Mas a grande beleza deste sistema está nas suas possibilidades de crescimento, popularização e comercialização.

Com a crescente popularização dos games espero ver um modelo semelhante ao das empresas de telefone celular, cartões a venda em bancas com pacotes de minutos; no caso dos games são maiores as possibilidades. A venda poderia ser feita não só por pacotes de horas de jogo, mas cartões com pacotes de itens, armas, montaria e quem sabe experiência. As possibilidades são inúmeras e não devem ser descartadas. Claro que uma maior adesão de jogadores ou uma campanha de popularização dos games se faz necessária para a adoção de um modelo tão grande, o caso é que possibilidades existem.

A Level-Up Games, empresa coreana que já atua no Brasil e é responsável por títulos como Ragnarok, City of Heroes entre outros gratuitos ou não, já possui um sistema interessante. Ela vende em lanhouses cadastradas cartões com horas e quantias de dinheiro virtual de seus jogos.

Outra grande possibilidade a se aproveitar é a venda do jogo. Quando se tem de comprar, mesmo a mensalidade sendo gratuita, o valor de aquisição é alto, R$ 99 no caso de GuildWars(mensalidade gratuita) na loja do submarino, gostaria de ver jogos baratos, em torno de R$5,00, pra não assustar o interessado, mas sei que é uma grande opção cobrar pelo jogo e não pela mensalidade, afinal as empresas envolvidas precisam tirar sua parte do bolo se não nem mesmo jogos teríamos.

Pequena lista de vídeos e modo de pagamento de jogos online.

dblock



7 comentários:

Filipe Gouvêa Reis disse...

Sem sombra de dúvidas, mercado muito promissor e possibilidades de entretenimento gigantescas.. E não tem jeito, jogar on-line vicia de uma forma brutal. Lembro muito bem dos meus anos áureos de Age of Empires on-line. Comunidades, fóruns, clans, rankings, pontuações, intrigas...

The good old days...

heheh

Priscila Cunha disse...

Cartão por hora de jogo?
Eu ia estar ferrada! Gastaria todo dinheiro do mundo e não conheceria o final. Que isso seja lançado assim todos tenhamos independência financeira! Haja dinheiro pra tanto vício!

Paulo Henrique Lafetá disse...

Hehhe, PRi. JOgos online não costumam ter final, vc pode pagar infinitamente e ainda assim nunca chegaria no final.

Anônimo disse...

HO! O Paulo jogando online deve ta jogando campo minado. Só falta a internet né

Anônimo disse...

tem final sim, akeles minis jogos tipo quebra-cabeça que vc me passou, eu ja venci todos e não tenho mais o que fazer no trabalho....to zuando....
OBS: bem que vc poderia me passar mais sites je joguinhos, que não paguem nada...
bjos

Anônimo disse...

Vou ter que reclamar sempre?
Pára de beber cerveja e me atualiza logo!

Anônimo disse...

Antes, eu reclamava porque meu dono vivia bebendo. Mas agora, quero que ele beba muito! Porque o meu dono é igual canetinha hidrocor: só funciona se colocar álcool!
Agora, me atualiza!