terça-feira, agosto 22, 2006

Videogames pra tudo um pouco

Atom Feed
Em primeiro lugar desculpem pela falta de atualização, como podem ver já gerou protestos nos comentários - Henrique eu te pego.

Os videogames estão deixando de ser apenas videogames, atualmente estão adquirindo funções de outros equipamentos como DVD players, players de mídia, agenda, navegadores de internet e um monte de coisa. As possibilidades só param com a limitação da capacidade dos aparelhos.

O que eu ainda não consegui saber se isso tudo tem seus prós e contras. Pra mim os aparelhos só são diferentes, com propostas diversas pra atender públicos específicos, mas vejo que algumas pessoas nos fóruns da vida simplesmente se esquecem disso, o que faz aparecer pelo menos um tópico por semana perguntando (com a intenção de gerar uma discussão sem sentido) o que o outro console pode fazer. Ninguém merece.

Gosto dos multifuncionais, apesar de muita gente criticar dizendo que multifuncional faz um monte de coisa, entretanto, um monte de coisa de forma mediana. Ta certo, mas quem compra tem que saber o que compra não é mesmo?

Onde quero ir com isso?

Queria chegar nos homebrews, programas desenvolvidos sem autorização das empresas, em geral por usuários. O interessante dos homebrews é que eles são gratuitos e criam muitas novas funções para os aparelhos, as vezes são até novos jogos. Eu sempre quis que meu DS tocasse mp3, apesar de ter comprado sabendo que não poderia, mas com a ajuda de um homebrew eu posso e não acho nada ruim faze-lo. Para essa geração que começou eu espero um pouco mais. A alta capacidade de processamento e armazenamento permitem que alguns dos novos consoles executar sistemas operacionais com muita folga.

É especulação minha, mas acho que o PS3 vai utilizar algum sistema operacional do tipo PC. Tô viajando eu sei, mas ainda não engoli aquele preço, U$600. Só acho possível continuar vendendo tão caro caso ele comece a competir também com os computadores. Será que a idéia é tão loca assim? Na geração passada já tínhamos o xbox que era capaz de executar o Linux e se não me engano o Ps2 também. Seria uma opção com alta capacidade e custo relativamente baixo, nada mal não é? Digo com muita certeza que só me aventurarei a comprar um videogame tão caro nessas circunstâncias ou realmente no final da geração quando o preço for bemmm menor.

Acho que seria um novo nicho que corresponde diretamente com o meu perfil, preço relativamente baixo com muitas funções. Não jogo tanto apesar de ser fã incondicional de videogames, mas o PC uso o tempo todo e não deixo de ficar sem nenhum dos dois, então juntar ambos na mesma maquina seria muito interessante. Ta certo que não ligo de pagar por um bom serviço ou um bom produto, então se a opção existir e não corresponder as expectativas terei de gastar mais uma nota comprando duas maquinas pra estas duas funções.

4 comentários:

Filipe Gouvêa Reis disse...

Bom, eu continuo esperando o mesmo de sempre de um vídeo-game: Que ele rode perfeitamente com gráficos e jogabilidade cada vez melhores, meu queridos Wining Eleven, Gran Turismo e agora Metal Gear Solid.

Anônimo disse...

A pirataria tem tantas ramificações que já inventaram mais um nome, homebrew. O Linux mencionado no texto também se caracteriza como um homebrew, era ilegal e não partipou em nenhuma campanha de videogames. Então é errado dizer que a ainda geração atual possuiu ou possuiu um Sistema Operacional.
Já o PC é um multifuncional, junta ele próprio com um videogame. Se a Sony fizesse algo do tipo teria problemas com impostos, que são mais caros para computadores do que videogames. E quem chora pelos absurdos U$600 ia chorar um pouco mais. Eu também espero Winning Eleven, Gran Turismo e Metal Gear Solid.

Paulo Henrique Lafetá disse...

Ainda não enguli este preço monstruoso. E as justificativas que encontrei além das novas tecnologias empregadas são as adições de outras funções, no caso o OS e as complicações legais que isso oferece tipo impostos.

Priscila Cunha disse...

Sinceramente, acho que a prioridade é de fato, jogabilidade e gráfico. Video Game que é agenda, mp3 player, barbeador elétrico e ainda, frita ovo, beira o gadget! Mil funções que só servem para aumentar o preço do aparelho e que pouco serão usadas, como a maioria dos produtos que se apresentam como "multi-funcionais".
Mas concordo: um mp3 player cairia como uma luva!