sexta-feira, agosto 04, 2006

Estratégias da geração

Atom Feed

Estamos na etapa final em breve veremos os 3 novos consoles se digladiando para atingir o 1º lugar nas vendas. Eu disse 1º? É, a situação é um pouco confusa a Nintendo afirma que tem com o Wii o segundo aparelho dos jogadores. Mas se ele é o segundo de todos ele não seria a primeiro?

Parece que ao dizer isso a empresa se livrou daquela obrigação de correr atrás do primeiro lugar sem contar que já daria a desculpa antecipada se o videogame falhasse, mas sinceramente acho que desta vez o primeiro lugar em vendas não vai ser tão difícil. Ela tem as estratégias mais interessantes no momento, baixo preço, um controle diferente e “revolucionário”, serviço on-line gratuito, jogos clássicos e de grande apelo aos montes e que também tem um preço acessível, estes até para os padrões brasileiros; sem contar um lançamento com um número de jogos enorme, pra se ter uma idéia quando a Sony lançou o seu Playstation2 estava disponível apenas 7 jogos, ontem a Ubisoft (grande softhouse e publisher francesa) anunciou 7 jogos só dela, não tenho idéia de quantos serão no total quando o videogame finalmente sair, mas pelo visto serão muitos.

O apelo da inovação é muito grande, eu depois de me render a magia do DS já não ligo tantos pra gráficos, que é um ponto no qual possivelmente o Wii não vai se sobressair, mas que é o carro chefe da próxima geração do Playstation, quanto ao novo Xbox, o 360, seu grande apelo além dos belos gráficos é o incrível serviço on-line que a Microsoft presta, ele é pago mas a qualidade é insuperável.

Estes dois consoles, o Xbox360 e PS3, tem pontos positivos, mas nenhum deles é o preço, geralmente fica na promessa de capacidades gráficas mirabolantes e serviços (geralmente pagos) muito elaborados, sem contar o apoio de empresas de renome que irão produzir os jogos, o que na minha opinião todos os videogames conseguiram nesta geração. Eu sinceramente pretendo, se der, ir de 360 e Wii porque sou brasileiro e já desisti a um bom tempo de manter consoles com preços elevados, mas certamente no final da geração devo levar um Ps3 pra casa, assim como foi com o Dreamcast.

Apesar de tantas estratégias diferentes os 3 concorrentes me convenceram e no final o que vai pesar pra mim não é o fanatismo em relação a uma empresa ou marca, mas sim o custo relativo a cada escolha. Seria o preço a melhor estratégia?

Acho que não, mas comentem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Como não sou uma grande apreciadora de consoles, acredito que o wii seria a melhor opção, porqueq além de ser o mais barato, mais diferenciado, mais revolucionário e o mais atrativo, eu não ligo para gráficos e essas imperfeições que não consigo ver.

Filipe Gouvêa Reis disse...

Os jogos que eu realmente me interesso estão com o PS3. Mas, a menos que caia um de para-quedas na minha sala quando for lançado, vou continuar por uns bons anos com meu velho e bom PS2. (que nao anda la tao bem das pernas assim ¬¬)

Priscila Cunha disse...

Fico impressionada com o gráfico de alguns jogos, não digo que isso não me atraia. Mas que alguns jogos conseguem ser muito legais, sendo absolutamente toscos, isso é verdade.
No final das contas, o reciocínio mais lógico é que o Paulo apresentou mesmo: relação custo X benefício.
E quando um apaixonado por games se recusa a pagar qualquer preço por uma novidade, você percebe o quão sensata é a medida dessa relação.
Quanto a mim, fico com o bom e velho Super Nintendo...

Anônimo disse...

Videogame da mesma geração é tudo a mesma porcaria. Ainda mais agora que todos os controles parecem ser um mais homossexual que o outro.
Oq importa é saber onde estarão Winning Eleven, Final Fantasy e Metal Gear.