sexta-feira, julho 28, 2006

camelôs

Atom Feed

Esta semana fui até um “shopping popular” aqui da minha cidade também conhecido em outras cidades e estados como camelodromo, onde as pessoas que possuem uma barraca de camelô se reúnem pra vender seus produtos.

Neste local vi de tudo. Imitações de aparelhos famosos como o ipod, produtos originais, produtos pra lá de caros se compararmos até com lojas de verdade que dão garantias reais.

Chegando lá fui em busca de um MP3 player que pudesse ter a memória expandida com algum tipo de cartão, também queria cartão de memória SD e um leitor de cartões.

Me impressionei muito com duas coisas, a falta de informação dos vendedores e como um shopping popular se tornou realmente popular. Era impressionante olhar pro lado e ver pessoas pra lá de normais a chiques dentro do estabelecimento, muita gente de terno e mulheres bonitas, não sei se era um dia específico, mas não perdia em nada a freqüentadores de shopping normais, realmente impressionante.

Nos primórdios deste “shopping” especificamente, o lugar era mal freqüentado e não era nada mais que um amontoado de pessoas esquisitas comprando e um outro bocado com umas barracas improvisadas expondo seus produtos, agora a coisa era quase profissional (ta certo que posso estar exagerando), a verdade é que melhorou bastante.

O maior atrativo do lugar realmente era o preço, quase tudo bem barato, mas mesmo assim tive de procurar pra achar o preço mais em conta. Só que fiquei com o pé bem atrás no quesito confiança. Não temos nenhuma garantia de reposição ou concerto em caso de problemas, por exemplo, minha irmã comprou um celular da Siemens, o SL65, bonitinho, caro e vagabundo, o cel em pouco tempo apresentou mil problemas e uma pesquisa simples no google resultou numa lista sem fim de reclamações sobre o modelo. Ai fiquei me perguntando “como ficaria o consumidor?” ta certo que o preço caiu quase 50% mas mesmo assim qualquer coisa que passe de R$100 é muito caro pra apresentar problema em menos de 6 meses e ficar guardado na gaveta.

Na parte de games fiquei longe de me sentir animado. Só vi os jogos famosos ou então aquelas bombas ruins que mesmo assim vendem horrores, muitos jogos de Palystation2 e quase nada de outras plataformas. Ta certo que eles precisam vender, mas nenhum deles até mesmo nas barracas de outros assuntos se interessavam em vender algo diferente, todas tinham praticamente os mesmos produtos e simplesmente tentavam empurrar alguma coisa dizendo ser a mesma coisa do que eu procurava mas na verdade passava bem longe.

Sinceridade pra mim o local só anda perdendo em qualidade de atendimento, conhecimento e uma variedade maior de produtos. Mas se você está atrás de algo bem conhecido do povão certamente lá você encontra.

Cheguei a conclusão que o local é bom pra economizar uma graninha, mas o receio tem de ser sua arma e a informação sua aliada, pra ser enganado não custa nada (acho que rimou). Então ao se aventurar em busca do cobiçado produto e do melhor preço esteja preparado.

5 comentários:

Anônimo disse...

Shopping popular frequentado por pessoas bem vestidas???
Em que cidade vc mora?

Eu já comprei MP3, barbeador e outras bugingangas nesses purgatórios. Nada funciona 100%, mas é o "preço" do preço. Quem compra lá e acha que é "igualzinho nas lojas chiques" é maluco. Mas mesmo assim, muitas vezes vale a pena.

Filipe Gouvêa Reis disse...

Na última vez que eu fui em um desses, eu comprei um controle de ps2 falsificado, tomei coca-cola falsificada, (juro por tudo que era falsificada, aquele gosto nao me engana) vi um elevador (falsificado tb) funcionando no estabelecimento e ainda tive q ver amigo meu comprando DVD do MC COLIBRI (!) que era o que mais tinha por la.

Tá bom ou quer mais? Não consegui achar nenhuma palavra pra descrever ainda esses lugares.

Priscila Cunha disse...

Bom, eu acho que meus colegas estão redondamente enganados. Já comprei várias coisas lá e nenhuma delas deram problemas. É claro que tem de saber o que se compra lá e onde. Mas enfim, o que mais me agrada nesses lugares é a solidariedade e hospitalidade das pessoas. Não me lembro o que estava procurando por lá, mas de cara o vendedor apareceu e com ele, a nuvem de fumaça de maconha. Que amável! Que investimento em promoção! Você compra uma tralhinha lá e ganha um baseado! Isso sim, é um plano de RP bem feito! Nisso, meu pai "perdeu" a carteira. Triste, procurou o "achados e perdidos". E não é que ela estava lá? Tudo bem que não tinha dinheiro dentro, mas a carteira estava lá! Eles devolveram! E eu que pensava que não existisse mais gente solidária nesse mundo...

E realmente, lá não tem nem rastro de qualquer coisa de GameCube.

Priscila Cunha disse...

Sabia que profissionais altamente capacitados, estudados em Havard, vieram para o Oiapoque fazer pesquisa?
Se duvida, leia abaixo:
Meu primo perguntou à moça atendente se havia microfone para computador. Na seqüência, perguntei se tinha memória. Ela pergunta:
_ Pro computador???
_NÃO, PRA MIM!!! PRA MIM!!! Ando trabalhando muito, tô estressada, não lembro muito bem as coisas, então vê 2Gb aí pra minha cabeça.
Tá vendo só?! Eles já estão desenvolvendo, em uma barraca do Oi, um sistema ativador de memória que remédio com Zn nenhum tem efeito igual!
Impressionante!
No final das contas, a comprovação de que o Oi e a Hardplus têm preços semelhantes.

adriano disse...

bem ta cada vez mas complicado mais digo eu tb compro na page la tem de tudo do original ao falso do bom ao pessimo .mas acho que tem que perceber o preço quanto mais barato mas falso e isso regra pra qualquer produto .
quanto a ladroães acho que se no senado federal que tem mais de 2.500 pessos tem imaginem um local que passa mais de 1 milhão e quinhentos em dias normais e chega a 4 milões e meio nos dis de pico
bem colegas acho que ter uma boa informação do que esta comprando e bom tamto na 25 de março quanto no shoping morumbi abraços e boas compras