sexta-feira, julho 21, 2006

Videogame, a mídia do futuro.

Atom Feed

Para os interessados o game é prazeroso e as informações que aparecem são assimiladas com muita facilidade, a forma descompromissada em que tudo é passado neste universo ficcional é bem atrativa.

Acredito que temos alguns problemas com comprometimento, muitas vezes já me peguei desejando não ir a aula mesmo gostando do conteúdo, mas o compromisso de ir todo os dias simplesmente estraga parte do processo. Quando a abordagem muda e temos, por exemplo, um professor “palhaço”, daqueles que nos fazem esquecer que estamos em um ambiente com metas e exigências como a escola ou a academia (faculdade), temos a tendência de relevar o ambiente e nos interessamos como nunca.

Acredito assim, que a diversão proporcionada por este meio eletrônico seja uma grande arma, e faz do game a mídia do futuro. Já presenciamos jogos infantis com a intenção de mascarar os ensinamentos de forma divertida, vemos muitos jogos com propagandas e temos visto também o surgimento, relativamente recente, de jogos religiosos, estes certamente passam a visão e ideologia religiosa; mas o mais comum ainda são os jogos com propaganda e ideologia relativa a visão norte americana, popularização da guerra e modo de viver.

Como forma de incentivar as pessoas a se interessarem e fazer com que elas compartilhem o modo de ver, o governo do EUA até ajudou e produziu jogos, sejam para treinar seus combatentes quanto para reforçar o nacionalismo, um exemplo é o Jogo America's Army, o jogo é gratuito claramente mantido pela propaganda militar; creio que a intenção seja mostrar às pessoas o quanto é “atraente e divertida” a vida militar.

A certa facilidade com que esse meio consegue fãs e consumidores fiéis é digna de estudo, claramente podemos usar isso. A empresa que desejar atingir certa classe social, ou faixa etária pode escolher um videogame que vai defender seus ideais, os defensores da marca vão absorver aquilo com mais facilidade do que em outras mídias e quem sabe espalhar aquilo com a mesma paixão de um torcedor de futebol ou religioso.

É bem provável que no futuro, se é que já não acontece, até a mesmo a moda vai se dobrar por causa dos games, os filmes já tem grande influência sobre ela, Matrix que o diga, mas não consigo lembrar de nenhum caso que já possa ter acontecido, mas a popularização crescente do videogame certamente vai permitir que isso aconteça.

Um comentário:

Anônimo disse...

Influência do videogame na moda a gente vê muito só em concursos cosplay.
"hahaha".