terça-feira, julho 11, 2006

Um mundo mais tech e Informação por demanda

Sempre vi no bluetooth umas possibilidades interessantes para propaganda e transferência de informações que possam facilitar a vida, nunca tive nenhum dispositivo com a tecnologia em questão, mas atualmente possuo o videogame portátil DS e quero muito comprar um PSP, os dois apresentam funcionalidades sem fio que podem muito bem ir além da função de promover a jogatina wireless ( sem fio).

Não sei se existe um termo para isso, mas tratar a informação que chega por necessidade como informação por demanda deve estar correto. Hoje estamos tão cercados de informação que simplesmente ignoramos, quantos outdoors passam por mim sem me chamar a atenção, mil publicidades na TV, nas ruas, em tudo quanto é canto. Acredito que tudo isso prejudica, pois simplesmente começamos a ignorar tudo que passa por nós, muitas vezes até aquilo que podemos estar precisando ou temos interesse por achar que se trata de mais uma propaganda. Quem nunca foi correndo atender o telefone achando que era algo interessante e no final descobriu ser mais um trabalhador tentando vender seu peixe e te empurrar mais um cartão de crédito?

Acho o modelo do google simplesmente o ideal. Ele relaciona o conteúdo do anuncio com o conteúdo da pagina. Mas porque não fazer o mesmo com as informações que precisamos? Já que os videogames portáteis se popularizaram tanto deveriam ser melhor utilizados.

Sonho com o dia que a eu vou chegar perto do ponto de ônibus com meu DS ou PSP e poderei baixar os horários do ônibus, entrar no cinema e meu celular setar sozinho em modo silencioso, no aeroporto ou até mesmo dentro do avião começar a baixar guias turísticos e sugestões de restaurantes. Não vejo problema em todas estas informações estarem disponíveis em um local só, mesmo porque o ponto de ônibus está a 3 quarteirões da minha casa e não vou até lá apenas pra saber os horários, mas informação demais acho prejudicial, tentar trabalhar com o MSN ligado é simplesmente impossível pois as informações que vem dele mudam nosso foco, o mesmo ocorreria se descentralizarmos as informações, sem contar que as grandes empresas se tornariam sempre as mais poderosas por deter $dinheiro$ suficiente para investir.

Estas são minhas idéias para um mundo mais tech, ta certo que não há nada de inovador ou revolucionário, mas é uma visão do que poderia ser interessante pra mim, acredito em possibilidades gigantescas com essas idéias, mas claro, sempre há o problema do investimento e desafio técnico que não é mais tão grande assim, basta olhar para o número imenso de donos de celular.

Em breve vou fazer um link com uma tabela com algumas das possíveis utilizações destas tecnologias espero que apreciem.

3 comentários:

Filipe Gouvêa Reis disse...

Boas idéias. E com certeza não estão muito distantes de nós não. Basta ver o início dessa personalização, que são os Feeds(RSS, ATOM etc.) disponíveis a qualquer usuário comum de pcs e até mesmo nos celulares.

A lista das utilizações tecnológicas vai ser bem-vinda sim, publica ae!

Flwss..

Anônimo disse...

Boa idéia meu bem,facilitaria muito a nossa vida...bjos

Anônimo disse...

Grande Paulão.

Este post é exemplo de que vc tem futuro nessa área de opinião. Já até criou terminologias inéditas e tudo.
Mas vamos atualizar isso aqui né?

Falow!