quarta-feira, julho 05, 2006

E as mulheres em?

Não sei se as pessoas andam percebendo ou se sou que ando cercado por elas (quem dera), mas os membros do sexo oposto estão se interessando mais por games. Um exemplo bem próximo de mim é minha namorada. Atualmente tenho um console com ela, coitado do DS. Neste período de férias ela tem jogado tanto que a bateria não dura mais de 3 dias, comigo duravam a semana toda e até mesmo mais.

Ta certo que ela ainda não chega perto de títulos de RPG, FPS ou algo que se assemelha a uma sopa de letrinhas, o interesse maior é por títulos como adventures com visão side scrolling (2d), mini-games e corrida, mas recentemente a introduzi (sem pensar besteira em ) o Mario 64 do DS, ta certo que ela não tinha o menor jeito e no início eu controlava o personagem enquanto ela pulava e batia, pode parecer idiota mas até que estava divertido.

O fato é que tenho percebido que as empresas estão utilizando uma abordagem mais simples, supostamente pra atrair outros tipos de jogadores além dos hardcore, por exemplo, pessoas que deixaram de jogar, idosos e as mulheres.

Estas empresas vêm trazendo jogos de temáticas mais interessantes para os públicos e um sistema facilitado de aprendizado.

A Nintendo claramente vem demonstrando estar a frente nestes pontos, ela não só já lançou um vídeo game com tela sensível ao toque que se controla usando uma “canetinha” (pô, quem não sabe usar uma caneta?), jogos como nintendogs onde você tem o objetivo de criar um cachorro, além de outros títulos.

Agora a grande Nintendo se prepara pra lançar outro console de mesa, desta vez o grande diferencial não é a grande capacidade de processamento e gráficos mirabolantes, mas um sistema de controle ainda mais fácil, um simples joystick (é ou não pornográfico este nome?) que se assemelha a um controle remoto. Uai? Mas o que este faz? O controle simplesmente detecta como você o move. Banal né? Mas mesmo assim cheio de possibilidades. Outro exemplo bacanérrimo é o game LocoRoco da Sony para o console PSP, no jogo você controla apenas utilizando dois botões, o jogo é muito cativante, as musicas os personagens, tudo, simplesmente o jogo me convenceu a comprar um PSP e rendeu umas falas da minha namorada, tipo: porque você não compra um destes pra mim? (quem dera eu pudesse).

O fato é que a abordagem vem gerando resultados, minha chefe ao saber do Brain Training* se mostrou interessada. Meu Ds quando vai estudar comigo na faculdade passa mais tempo nas mãos dos outros que nas minhas, geralmente são mulheres.

Afinal a abordagem vem dando certo porque o público feminino tem comprado mais games em todo o mundo e quase representa 50% dos compradores, a industria de games atualmente movimenta mais que a do cinema, e sem as mulheres isso seria impossível.

6 comentários:

Anônimo disse...

meu bem... isso é verdade mesmo...cada vez mais estão criando novos games para os "não fanáticos". Para as mulheres basta ter personagens bonitinhos, com sons gostosinhos e mais fácil de jogar..bjos

Filipe Gouvêa Reis disse...

Resumindo: As mulheres vão dominar o mundo?! O_o

Paulo Henrique Lafetá disse...

Pois é gomides, quem sabe um dia eu poderei palestrar a respeito em.
O mercado ta se abrindo e tá cheio de possibilidades. Quem tiver uma boa idéia um pouco de dinheiro e tempo pode se tornar o "mestre dos games".

Caro Filipe... Elas já dominaram. Vimos a sua mudança depois da Xu.

Anônimo disse...

Sabe porque as mulheres não se interessavam por games antes? Pense no que havia de jogos pra elas: Barbie no shopping, Barbie desfila, Barbie...
Ninguém merece, né?!
Foi só agora que elas perceberam que se quisessem se divertir, teriam que "jogar igual homem".
Pro inferno esses imbecis "jogos exclusivamente femininos"!
O bom é jogo de violência, pra descontar tooooooooda a TPM!

Anônimo disse...

consoles, consoles, consoles...
se num fosse um amigo paulo ´para me tirar a dúvida... iria ficar perdindin... eiita, é aqui q vou saber mais sobre videogames!! e as novidades! rsss

Anônimo disse...

coleh marques. bacana suas reportagens, inclusivas, rssss